quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Projeto Rutas 2014


Aqui começa especificamente o relato dessa motoaventura! O grupo ja esta mais ou menos determinado. Seremos 5 ou 6 motos e, liderados pelo Mirarchi que é o "pai" da criança, iremos percorrer um roteiro de aproximadamente 9000km visitando, além do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai. A duração prevista da viagem é de em torno de 15 dias e partiremos no sábado de carnaval (01/03/2014).
Por enquanto o grupo vai contar em sua maioria com motos Triumph Tiger a medida que o grupo se reuniu através do portal Tiger Club Brasil, mas outras marcas e modelos tb são aceitos e bem vindos tanto no grupo quanto no portal. Contaremos, também,  com a presença do Gilmar de Florianópolis com sua Suzuki Vstrom

Por onde começar?



Depois de decidir que eu queria fazer uma aventura bacana de moto restava decidir pra onde e com quem. Pra onde é fácil... o que não falta é roteiro bacana e coisa bonita pra ver por esse mundão! O com quem já complica um pouco. Inicialmente tentei conseguir companhia entre o meu circulo de amigos, mas essa missão é quase impossível... apesar de ter muitos amigos motociclistas, achar alguém que tenha a vontade, a disponibilidade e a possibilidade de encarar um projeto assim se mostrou impossível.
Meu próximo passo foi recorrer aos foruns de moto dos quais participo na internet... e mesmo assim não é fácil. encontrei um grupo indo pro Atacama mas a data que eles estavam marcando ia coincidir com o aniversário da minha filha mais velha. Tentei de todas as formas encontrar outra alternativa, inclusive tentei me juntar a uma expedição do pessoal da Motoatacama (cara com uma baita estrutura de apoio e guia) mas quando fui fechar a viagem a grupo ja estava lotado.
Depois de uma conversa com a minha filha (e alguma choradeira) acabei conseguindo alvará pra me juntar ao grupo do Rogério Mirarchi (http://motocicletaeaventura.blogspot.com.br/).

Porque viajar de moto?



Ando de moto desde os meus 15 anos. Passei minha infância e adolescência frequentando um condomínio em na área rural de Atibaia que contava com quilômetros de ruas de terra e um grupo grande de crianças da mesma faixa etária. Nesse ambiente relativamente controlado e seguro consegui convencer minha mãe a me deixar comprar uma moto... foi uma TT125 acho que 1980...
De lá pra cá sempre tive e andei de moto sendo que a partir de 2009 tive contato com motos de maior cilindrada a medida que fui pegando gosto por andar em autódromos nos chamados Track Days  . Em 2011 entrei definitivamente para o universo da motovelocidade participando do Pirelli Superbike e conseguindo vários pódios.
A moto sempre esteve no meu dia-a-dia e talvez por isso mesmo nunca tenha me interessado pelo moto turismo. Esse ano fui reencontrar uma turma de mountainbikers amigos lá de Sorocaba que eu não via a muito tempo. Eles vieram pra SP pra participar do MTB 12 horas que rolou lá no Cemucam. Desses amigos o Marcio Goes foi um grande parceiro de treinos de MTB (hoje em dia é um grande atleta de nível competitivo e não dá mais pra acompanhar ele... só se for de moto. kkkkk) que ja fez uma viagem pra patagônia a uns anos atrás...
No meio do bate papo com os amigos o Marcio vira pra mim e pergunta o que eu ia fazer em janeiro de 2016?!?!? Falei, obviamente, que não fazia a menor ideia.... e ele me convidou para uma viagem de moto pro Ushuaia. Eu achei legal mas mudamos rapidamente de assunto e esse papo ficou por isso mesmo.
Quando cheguei em casa aquele papo de Ushuaia não saia da minha cabeça... só que eu já não lembrava mais a data que ele tinha dito para a viagem... o pior é que ele estava correndo de bike e não dava nem pra ligar pra ele e perguntar... kkkkk. Comecei então a entrar na internet e ler tudo de conseguia encontrar sobre o Ushuaia e moto turismo como um todo.
Depois de uns 2 dias consegui falar com ele e ele medisse que o planejamento era só pra 2016... mas aí ja era tarde... a pulga ja estava atras da orelha!

Da escolha da moto


Lendo os blogs disponíveis sobre moto turismo podemos ver que o pessoal se aventura por aí com os mais variados tipos de moto. Lí, por exemplo,  relatos de viagens para Ushuaia de Harley Daividson e até de viagem na transamazônica usando uma Tenere 250.
Na verdade antes de decidir o tipo de moto mais indicado você tem que considerar o tipo de roteiro que acredita que vai compor a maioria de suas viagens, mas na maior parte das vezes, as motos mais indicadas são as das categorias Touring e Big Trail.

Roteiros totalmente asfaltados e com boa condição de pavimento são o habitat perfeito para as Touring; que em geral são motos de grande cilindrada e totalmente carenadas. Essas motos costumam oferecer grande conforto assim como uma enormidade de itens que facilitam a vida de qq viajante, tais como manoplas e banco aquecidos, ar quente, som, gps e etc. Infelizmente com o asfalto precário que encontramos aqui pelas nossas bandas esse tipo de moto acaba sofrendo um pouco, já que contam com suspensões de pouco curso e rodas menores.

As Big Trail por outro lado são motos capazes de oferecer conforto muito próximo ao das Touring possibilitando ainda que o roteiro conte com estradas pavimentadas em más condições e estradas de terra assim como trilhas.
Nessa categoria costuma-se incluir uma variedade muito grande de motos, em geral a partir de 600cc até 1200cc sendo que em geral as maiores tem vocação melhor pra asfalto, ou seja, se seus percursos vão envolver grandes deslocamentos off-road talvez seja melhor optar por uma moto mais leve e de menor cilindrada com é o caso da XT 660 Tenere e até da BMW F800gs. Algumas motos de maior cilindrada como a KTM Adventure e a Yamaha XT1200 possuem uma proposta mais voltada ao fora de estrada e podem proporcionar conforto no asfalto aliado a um comportamento satisfatório na terra.
Nessa categoria existe uma moto que é praticamente um consenso... a BMW gs 1200. Estando no mercado a muitos anos, e tendo enfrentado milhões de quilômetros em todos os continentes desse planeta, a GS vem ganhando praticamente todos comparativos entre as big trails publicados pela imprensa especializada. Suas grandes qualidades são o centro de gravidade baixo devido ao motor boxer de 2 cilindros opostos e sua suspensão telelever na dianteira. O grande defeito da GS é o preço... totalmente fora de cogitação pra mim, então nem vou perder muito tempo falando dela... kkkkk

Outra categoria relativamente comum nos roteiros de moto turismo é a das custom. Não tenho grande afinidade e praticamente nenhuma experiência com esse tipo de moto. Ao meu ver são motos concebidas com um fim muito específico (cruzar grandes distâncias retas e planas no oeste americano) e por isso acabam sendo tecnicamente inferiores às outras opções. Suspensões em geral são de pequeno curso, o motor tradicionalmente bicilindrico em V gera muita vibração, a posição de pilotagem e a geometria da moto não permitem que ela incline o suficiente pra fazer curvas de maneira satisfatória e o angulo de caster muito aberto a torna pouco manobrável.

Criando o Bolg

Olá! Estou criando o blog para registrar minhas aventuras em motocicleta. Quando resolvi viajar de moto, consultei centenas de blogs de outros viajantes e essas consultas foram fundamentais fornecendo informações a respeito de roteiros, equipamentos, documentação e todas as outras (muitas) questões que surgem quando decidimos planejar e realizar uma aventura sobre duas rodas. Nada mais justo do que contribuir também com esse repositório de informações fantástico que é a Internet.